- O caminho que procuramos ainda nos é incerto. Não sabemos ainda qual caminho tomar. Mas se analisarmos com calma os fatos que temos em nossas mãos, poderemos tomar alguma decisão...
Então Duorin para, cruza os braços e olha para o chão e depois para o céu e por fim fala:
- Uma coisa eu notei e talvez não tenha me dado conta. O início deste buraco não parece ter sido escavado por alguém que por aqui já tenha vivido em algum passado remoto.
- Veja bem, não parece que este túnel tenha sido cavado por alguém da guarda. Outra coisa que me fez pensar que esta torre, se eu estiver errado, por favor, me corrijam, me parece com alguma torre de vigiar, onde os guardas ficavam constantemente aqui com turnos e este tipo de coisa. E como uma torre de guarda, eu IMAGINO que deveria ser, PODERIA, vejam bem, poderia esta torre ter algum tipo de passagem pelo subsolo, com os mais variados tipos de objetivos: escapar de ataques por cima; escapar de incêndios de grandes batalhas; ou até mesmo um meio de suprir e aumentar reforços sem se ter a necessidade de se enfrentar um corpo-a-corpo na superfície, podendo continuar os ataques de cima da torre. Enfim as possibilidades de se ter um túnel debaixo de uma torre são muitas. Mas só tem uma coisa, que ao meu ver não parece se encaixar bem com este propósito. Em vista desta cidade ter sido incrivelmente grande e rica em sua estrutura, acho pouco provável, terem feito um túnel da categoria que eu avistei. É uma simples e pouco cuidada escavação. Não me parece algum tipo de projeto bem armado com paredes e chão. É por isso que estou agora pensando se não poderia ser alguém ao algo que escavou isto. Se eu fosse ousar um pouco mais em minhas reflexões, eu diria que, isto pôde ter sido obra de algum tipo de verme gigante. Ou até mesmo um tatu gigante...
Agora como que saindo de pensamentos profundos eu volto a olhar para o grupo:
- Isto é apenas uma análise é claro...
Derepente ele se agacha como que procurando algo no chão:
- Ainda digo mais! Que o que se vê com os olhos da razão nem sempre será a verdade, mas o que é a verdade para aqueles que não dominam seu coração?
- Achemos as respostas no meio de uma ponte amigos, uma ponte que se encontra presa por dois pontos frágeis: um ponto é a razão e o outro é a emoção. Se corrermos para somente um destes pontos a ponte cai. Devemos procurar nos manter no meio desta frágil ponte amigos. Perder este equilíbrio é fatal, mesmo se a queda se demore.