Recaptulando:
Morgus desvia do ataque ácido da gosma em que Duorin se transformou e a espada de Patrick brande sem efeito sobre sua armadura. De um momento para outro ele não parece mais um velho fraco. Apesar de ainda curvado, sua expressão corporal muda, seus ombros se levantam e ele cerra os punhos. Ao mesmo tempo em que fala, com o mesmo tom de confiança, porém mais sério e irritado, ele abre os braços e de cada uma de suas mãos surge uma espada formada de uma energia verde e radiante com raios que sobem e descem do cabo a ponta.
- Tolo! Não vê que não podes evitar ao inevitável?! Por muito tempo também pensei assim, mas agora mostrarei como é inútil e insano tentar resistir a esse maravilhoso poder!
Então parte num ataque contra Artan e suas espadas se chocam provocando grande ruído. Eles se olham nos olhos, e as duas espadas se travam por um segundo. É possível sentir e ver a grande espada de Artan ficar vermelha bem no ponto de colisão, quando a espada de energia transpassa como uma ilusão a lamida adversária. O vermelho ao poucos desaparece, enquanto que com a outra espada, praticamente sem desviar o olhar de Artan, o "corpo" de "Duorin", a sua esquerda, também é transpassado. Entre o corte transversal, raios de energia circulam e desaparecem. A parte cortada cai atrás de "Duorin" e, agora se veem dois idênticos do que antes era um. Ainda sim, um último golpe é disferido sobre o Anão, que é cortado seriamente no braço.
---------------------------------PORRADA!!!------------------------------
(Iniciativa: Artan/Sty/Duorin/Patrick)